sábado, 23 de janeiro de 2010

Um comentário aos comentários!!

É sempre com muito agrado que leio os comentários que são colocados no meu blogue. As criticas são bem vindas mas como é óbvio as observações que são agradáveis e simpáticas enchem-me de orgulho e fazem-me sorrir! Quando escrevi a última mensagem recebi uma vez mais comentários encorajadores e amáveis, com especial relevância para um que veio do outro lado do oceano Atlântico, de São Paulo. Agradeço do fundo do meu ser as palavras que me foram dedicadas e que muito me sensibilizaram.
Todos estes comentários colocados no blogue dão-me estimulo e incentivam-me a continuar a rascunhar algumas ideias e quem sabe até sonhar com algo mais.
A todos o meu muito obrigada!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Adeus 2009...olá 2010!!!

O ano de 2009 despediu-se de todos nós ainda há pouco...deixando-nos de forma tempestiva pelo menos no que diz respeito ao clima.
Como foi o ano de 2009?
Globalmente será lembrado como um ano de crise, de desemprego, de pobreza, de grande tristeza e sofrimento para grande parte da população portuguesa e mundial. A este propósito convém recordar que o ano que agora se inicia foi eleito como o ano europeu de combate à pobreza...e todos nós deveremos contribuir neste sentido!!!
Pessoalmente...foi um ano agradável!! Salvo alguns pequenos sobressaltos resultantes da situação vivida em 2008...em termos de saúde foi um ano calmo e sem problemas de maior para mim e para os meus.
Para além da saúde, a profissão tem um papel preponderante na minha vida. Principalmente porque tenho paixão por aquilo que faço, adoro ensinar...principalmente a disciplina de História.
O contacto com os alunos e colegas, a preparação de aulas, materiais didácticos e fichas de avaliação preenchem grande parte da minha vida. Por norma sou uma pessoa reservada, a profissão de docente obriga-me a ser comunicativa e sobretudo dá-me segurança e confiança para enfrentar os outros e os problemas. Porque sou questionada a todo o momento, necessito de estar preparada, a preparação e o questionamento constante permitem-me adquirir firmeza e ânimo para enfrentar as diferentes problemáticas da nossa existência. Daí a importância da profissão na minha vida...Para além destas questões que são de extrema relevância, actualmente não partilho a minha vida sentimental com ninguém, apesar da família e dos amigos ocuparem espaço privilegiado. O que significa que esse vazio é ocupado pelas relações familiares e de amizade mas também e principalmente pelas relações profissionais. Assim, para me sentir feliz...tenho que me sentir bem com o que faço. Como já partilhei aqui...no ano transacto existiram alguns problemas relacionais com algumas colegas na escola onde estive a leccionar, o que enevoou o meu ano lectivo. Porém, as amizades que surgiram desse ano lectivo, o reconhecimento por parte das entidades responsáveis, pelo trabalho que realizei, levam-me a tirar conclusões positivas.
Em Setembro iniciei funções na Escola de Cabeceiras de Basto, experiência que considero bastante positiva...até à data. Os quilómetros, o horário misto (dia e noite), o clima trazem algumas dificuldades mas não diminuem a opinião positiva que tenho de escola, colegas e alunos.
Assim, em termos profissionais posso concluir que foi um ano positivo, até porque pela primeira vez fiquei colocada em Agosto com horário completo.
Pessoalmente, foi mais um ano em que passei bons momentos com familiares e amigos e que saúdo pelas novas amizades (já acima citadas) procedentes da escola onde leccionei no ano lectivo passado.
Agora resta encarar 2010 com um sorriso aguardando que este ano seja, para mim, pelo menos tão bom como o que agora finda !!!!!!!!!!! :)