sábado, 22 de novembro de 2008

O lugar 131º

As últimas semanas foram um pouco atribuladas e mantiveram-me longe do diário cibernáutico. Quando tiver uma oportunidade vou elencando no blogue os recentes acontecimentos da minha vida.
Hoje vou falar dos alunos do 9º ano da escola de Vale Milhaços, numa época tão turbulenta e conflituosa nas escolas, provavelmente é importante desmistificar algumas ideias e preconceitos. Desde que conheci os meus alunos da escola de Vale de Milhaços, percebi que eram interessados, empenhados, cultos. Recebi o epíteto de deslumbrada por fazer tantos elogios a estes discentes. Ter alunos assim era extremamente motivador para mim, construía os materiais pedagógicos, preparava as aulas a partir deste perfil de alunos. Estudava mais sobre os assuntos, pois sabia que teria muitas questões a responder. Fazia pesquisas em conjunto com os alunos para sabermos mais, trocávamos ideias, por vezes, até de forma aguerrida. Aprendi muito com os alunos, provavelmente também eles aprenderam algo comigo. Foi um ano maravilhoso para exercer a arte de docência. Não sou apologista da elaboração de um ranking de escolas, a partir dos resultados dos exames nacionais. Este não enquadra o contexto social e ambiental de cada escola, para além dos resultados dos exames nacionais serem, por vezes, aleatórios. Quero com isto dizer que há crianças que revelam mais o seu nervosismo do que os seus conhecimentos, são os primeiros exames realizados pelos alunos e que traduzem pouco das suas competências. Depois deste intróito, confesso que resolvi dar uma vista de olhos ao ranking das escolas…por pura curiosidade. E em que lugar encontrei a escola de Vale Milhaços? No exame de Matemática em 131º e em Língua Portuguesa em 171º. Poderão dizer que não são lugares de destaque. Para mim seriam sempre, porque estive lá e sei que os alunos se esforçaram e deram o seu melhor. Mas se contextualizarmos o ranking, percebemos o alcance do resultado. São mais de 1200 escolas, incluindo públicas e privadas. Sendo os primeiros lugares da lista maioritariamente ocupados pelos colégios e externatos que possuem condições muito diferentes das escolas públicas. No ranking das escolas públicas, provavelmente, esta escola ficou entre as 50 melhores do país. Por essa razão felicito todos os alunos. Mas convém não esquecer todo o trabalho efectuado pelas professoras das duas disciplinas examinadas que se entregaram de alma e coração à preparação dos alunos. O empenho e interesse das duas partes (alunos e professores) convertem-se, por norma, em excelentes resultados.