sábado, 6 de junho de 2009

Theatro Circo e RVCC

Regresso ao meu diário após uma ausência provocada por algum cansaço e desmotivação. Mas regresso para relatar dois bons momentos neste meu percurso pelo ensino de adultos. O primeiro ocorreu a 15 de Maio. Nesta noite conjuntamente com os formandos das minhas 4 turmas dos cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) realizei uma interessante visita à sala de espectáculos de Braga, o Theatro Circo. Esta visita contemplou os espaços sociais, o palco, os bastidores e toda a mecânica de cena que envolve um espectáculo. Fomos acompanhados de forma eloquente e conhecedora pelo director técnico do Theatro Circo, Celso Ribeiro que ao longo de quase duas horas nos deslumbrou ao desvendar todos os espaços e recantos da sala de espectáculos.
A maioria dos formandos gostou e participou na visita. A noite terminou com um pequeno convívio entre alguns professores e alunos. Foi uma noite extremamente bem passada e muito enriquecedora. As fotografias apresentadas foram tiradas por um aluno da turma H, aqui retratada à porta do Theatro Circo conjuntamente com a professora Susana e comigo.
Ontem, dia 5 de Junho, viveu-se mais um dia de grandes emoções na escola. Pela primeira vez foram reconhecidas, validadas e certificadas competências de nível secundário a adultos que frequentaram as sessões deste processo no Centro de Novas Oportunidades da escola. O culminar do processo de demonstração de competências acontece numa sessão de júri pública, em que o adulto apresenta oralmente o portefólio que construiu. Este momento foi carregado de emotividade e vivido intensamente por todos os envolvidos, avaliador externo, equipa técnica-pedagógica (onde me incluí), pelos adultos que adquiriram o certificado de nível secundário e pelos colegas que assistiram. Momentos únicos que todos não vamos esquecer para os quais trabalhámos arduamente durante todo o ano lectivo. Senti um grande orgulho de participar