quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Fim-de-semana em Marrancos

Com o pretexto de ir ao casamento do meu amigo Zé, fui passar 4 dias a Marrancos. Marrancos é uma pequena freguesia do concelho de Vila Verde, no distrito de Braga. O meu pai era oriundo desta freguesia e um verdadeiro apaixonado por Marrancos. Essa paixão foi transmitida a toda a família através das férias anuais passadas, inicialmente, na quinta do meu avô paterno e posteriormente na casa que o meu pai desejou, sonhou, desenhou e construiu. O meu irmão e eu gostávamos tanto das nossas férias que no dia em que terminavam as férias e voltávamos a casa, começávamos a nossa contagem decrescente para o dia do regresso. Durante estas férias anuais foi possível, para mim e para o meu irmão, fazermos bons amigos. Marrancos significava, sol, alegria, sossego, ar livre, liberdade e muita brincadeira. Na nossa opinião era o local de férias ideal. Posteriormente vivi em Marrancos por razões profissionais, e a magia desapareceu. Nestes 4 dias de descanso voltei a sentir como nos meus tempos de criança...É excelente acordar ao som dos pássaros, poder respirar ar puro, desfrutar do sossego e calma próprias de uma aldeia mas também poder conviver com amigos.
Foram 4 dias maravilhosos e revigorantes.

8 comentários:

Raquel disse...

Olá Amiga,
Antes de mais parabéns por este espaço, quem não te conhece descobre uma pessoa realmente especial, sensível na forma de expor os seus sentimentos e quem te conhece, como é o meu caso, já há 18 anos, confirma que continuas a dar valor às coisas simples e verdadeiras da vida e que tens um dom para transmitir o que te passa pela alma e pelo coração.
Acabas de escrever sobre Marrancos e não posso ficar indiferente. Como sabes, nasci em Marrancos e passei lá, ano após ano, as melhores férias da minha adolescência. Foi no verão de 89 que lá nos conhecemos, que se iniciou a nossa amizade e desde então, apesar dos sucessivos encontros e desencontros que a vida nos tem reservado, fico feliz por esta amizade ainda hoje se manter.
Provavelmente, Ana, poucas pessoas sentirão um dia Marrancos como nós a sentíamos naquela altura porque, na minha opinião, também são as pessoas que dão encanto aos lugares. A nossa juventude, despreocupação e inconsciência saudável da vida contribuia muito para a tal magia de Marrancos. À medida que fomos crescendo, Marrancos mudou, foi-se moldando às novas realidades e nós também mudámos, cada um de nós foi tomando o seu rumo, deixámos hábitos pelo caminho, perdemos amigos, namorados, familiares… os momentos de desencanto foram aparecendo e deu-se o afastamento.
Alegrias, euforias, tristezas, desilusões, esperança… tudo isto Marrancos nos proporcionou, só mostra o quanto aquele pedacinho de terra foi importante nas nossas vidas e continuará sempre a sê-lo, de outra maneira. Quem sabe se um dia os nossos filhos não terão a sorte de viver, de novo, a magia de Marrancos....

Guida disse...

Oi Ana

Como eu te compreendo...que saudades eu tenho da minha santa terrinha Arganil, acho que somos umas sortudas, primeiro porque damos valor às coisas simples da vida e depois porque,neste caso,podemos usufruir delas sempre que nos apeteça.
Também percebo que quando lá viveste não davas tanto valor à terra, isso acontece, às vezes só quando nos afastamos do que quer que seja percebemos a falta que nos faz.
Às vezes...tu por exemplo és uma amiga de quem não é preciso estar afastada para sentir o valor que tens para mim.
Beijinho grande

Flora disse...

Excelente Post sobre um cantinho tão especial...Memórias vivas de tempos passados, Marrancos é o melhor e o pior, são as brincadeiras de criança, os passeios, a liberdade e o cheiro a eucalipto...as mesas de páscoa (ai aqueles Queques de Leite inesquecíveis do nosso amigo), os piqueniques e demais aventuras...
São também as perdas, a saudade de pessoas que já nao estão entre nós, outros costumes e desventuras menos encantadoras...

Marrancos é aquele lugar que nos é tão especial por tudo isso e por muito mais.

Um Beijo Ana, fica bem :)

Anónimo disse...

Foi por mero acaso que encontrei o blog e, mais concretamente, este post sobre a aldeia onde, de certa forma, acompanhei os vossos tempos de férias como mera observadora, porque uns anos de distância me separavam do vosso grupo, mas com alguma proximidade porque sou irmã do amigo dos inesquecíveis Queques de Leite, confirmo a energia positiva que parecia emanar desse grupo que, durante anos, passou por Marrancos.
De facto muita coisa mudou na vida de todos os que não ficaram em Marrancos e daqueles que, como eu, continuam a viver lá. Contudo, embora o Durval tenha sido um dos que abalou para outras paragens, os Queques de Leite continuam por lá, principalmente na Páscoa, e, como em tempos passados, as portas continuam abertas para todas(os) vocês sempre que queiram "matar" as saudades dos momentos que marcaram anos passados.

Beijinhos

Anónimo disse...

Ouvir e ler sobre Marrancos apaixona-me.
A nostalgia volta sempre com intensidade, quando me lembro da minha linda freguesia; infância, grande parte da juventude...
tempos lá passados que jamais serão esquecidos...
Foi por acaso que na página de Marrancos descobri que alguém tem aquele espaço gravado na alma.
Continuem.
J Moreira

Anónimo disse...

Permita-me que, sem a conhecer, lhe apresente os meus sentimentos pela morte da sua tia Zizinha.
Motiva este comentário o seguinte:
1 - Conheci muito bem, na minha infância, a sua tia Zizinha a quem, carinhosamwente, chamávamos a "menina" Zizinha. Era um modelo de simpatia.
2 - Conheci e com ele falei algumas vezes, o pai da Zizinha, o senhor Dr. Faria, que também foi meu médico;
3 - Os irmãos da Zizinha, "menino" Zé Luis e "menina" Ana Maria foram os meus padrinhos do Crisma, na Igreja de Marrancos, há cerca de 54 anos...
Por tudo isgto, tinha de lhe apresentar, em memória da "menina" Zizinha, os meus sentidos pêsames.
J Moreira

Anónimo disse...

Olà Ana,
Fiquei espantada em ler o teu blog.
Tive o imenso prazer de partilhar algums momentos fantasticos da minha vida, com vocés.
Desculpa se eu fizer faltas, pois vivo em França.
Talvez te lembres de mim, sou a Goreti Barreto, meus pais tem uma casa em Marrancos e vivi là desde 1981 até 1986. Andava com um irmao Emmanuel Francisco.
La andava-mos todos a brincar em tua casa. Ainda me lembro de um torneio de futebol que vocés organizaram...
Eu hoje, ca estou em França, mas tenho muita saudade da nossa terra, de meus amigos.
Beijinhos para ti e para Raquel e Flora (e muitos mais : Durval, Luis Manuel, José Rui, ...)

JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO disse...

Olá Bloguista de MARRANCOS, Vila Verde.

Divulga o seguinte documento na tua ESCOLA, na tua JUNTA DE FREGUESIA e na tua CÂMARA MUNICIPAL.


Viva os Bloguistas. Vivam as Juntas de Freguesia. VIVA A REPÚBLICA. Viva Portugal.


--- As 2 (duas) Juntas de Freguesia MAIS TRANSPARENTES de Portugal.
-------

A 1ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a de CARNIDE (Lisboa).

E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Têm 19 (desanove) CONTACTOS ELECTRÓNICOS.

Todos os elementos do Executivo têm email, http://www.jf-carnide.pt/jf_composicao.php

Todos os Deputados da Assembleia de Freguesia têm Email, http://www.jf-carnide.pt/as_composicao.php



Para quem GOSTA DE LER POUCO, o documento termina aqui.


Para quem GOSTA DE LER ASSIM-ASSIM, o documento continua.



A 2ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a de PENHA DE FRANÇA (Lisboa).

Tem 13 (treze) endereços electrónicos.

Ver em http://www.jf-penhafranca.pt , Contactos (canto superior direito).



NOTA 1: Repararam que estas Juntas de Freguesia SÃO TODAS DE LISBOA !?!?!?!?!?

NOTA 2: A maior parte das Juntas só tem UM OU DOIS (1 ou 2) endereços electrónicos (emails).

NOTA 3: As Juntas de Freguesia do NORTE e do INTERIOR de Portugal NÃO SÃO TRANSPARENTES devido ao sistema político aí vigente há muitas, muitas décadas: A MONARQUIA RELIGIOSA!

E estes monarcas-religiosos fartam-se de ROUBAR E ALDRABAR O SEU PRÓPRIO POVO e depois dizem-lhes que os culpados pelo seu atraso são os gajos e as gajas de Lisboa!!!! Tá-se mesmo a ver. Tá-se, tá-se.


Para quem GOSTA DE LER ASSIM ASSIM, o documento acaba aqui.


Para quem GOSTA DE LER, o documento continua.



--- CURIOSIDADE:

Quais são as INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS mais e menos transparentes?


As Instituições Portuguesas MAIS TRANSPARENTES são:

as Universidades Públicas,

os Institutos Politécnicos Públicos

e a mais transparente de todas: Assembleia da República EMAILS em http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Deputados.aspx (E ainda, o PÚBLICO PODE ASSISTIR aos debates. E ainda, o trabalho deles é FILMADO E VISUALIZADO pelas pessoas).



As Instituições Portuguesas MENOS TRASPARENTES (mais corruptas) são:

as Escolas Básicas e Secundárias (Públicas e Privadas) - por isso o Ensino em Portugal não presta –,

as Juntas de Freguesia e a

Presidência da República.



ÚLTIMA HORA (11.11.2009):

Descobri a ESCOLA MAIS TRANSPARENTE DE PORTUGAL.

E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Tem 70 ( setenta) emails no seu Site.

É a Escola Externato Infante D. Henrique. Ruílhe. Braga. Ver em Contactos (menu lado esquerdo) ,http://www.eidh.eu/magazine/?page_id=3018 ,



Cidade de Mesquita Machado (ex-Braga) ( mas Lisboeta ) 25.6.2009.

JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO para os que não gostam de Anónimos.

ANÓNIMO para os que não gostam de armantes.

E para os restantes, J#o? d/ sI&v? Ma+/+u)io (Assinatura ilegível).

jose.mauricio.102@gmail.com

Blog "Eu Não Desisto", http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt (apagaram-me os artigos. E não foi o Salazar).