sábado, 19 de janeiro de 2008

Durante esta semana recebi uma notícia daquelas que nós nunca queremos receber, daquelas notícias que até o toque do telefone nos provoca tristeza. A minha querida tia Zizinha, irmã do meu pai, tinha falecido. Desloquei-me a Braga para participar nas cerimónias fúnebres, que foram aterradoramente tristes e em que que a dor desta partida transbordava nas lágrimas que pareciam não querer parar de correr nos diferentes rostos carregados. O silêncio esmagador substituiu as palavras de circunstância e apenas se tentou a fazer a justa homenagem a uma boa pessoa. A minha tia era um anjo-da-guarda, não só pela aparência física, cabelo louro encaracolado e grandes olhos azuis, mas principalmente pela sua maneira de ser. Quando alguém do seu conhecimento precisava de ajuda, a tia Zizinha era a primeira e muitas vezes a única pessoa a disponibilizar atenção e carinho a essa pessoa. Infelizmente, ninguém conseguiu corresponder a esse auxílio quando ela mais precisou, no dia 16 de Janeiro. Tinha sempre uma palavra amiga para todos, sendo, igualmente, excelente conselheira. Com o seu excelente sentido de humor e as suas gargalhadas contagiantes levava alegria a todos quantos a conheciam. Eu fui afortunada porque durante 34 anos pude conviver com uma pessoa que me ensinou tanto e me fez ainda mais, que iluminou a minha vida de forma enternecedora e única. Uma pessoa que será difícil de esquecer e que será continuamente lembrada nos corações daqueles que conviveram com ela. Todas as lágrimas que correram e correrão no meu rosto serão poucas...para homenagear, para recordar a minha querida tia. Usando as palavras acertadas e emocionadas, do meu tio e seu cunhado: "perdemos A nossa AMIGA" . Disso não tenho a mais pequena dúvida, perdi A minha amiga.

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Amiga,

As minhas condolências :0(

Infelizmente é assim a vida...temos que seguir em frente.

Um grande beijinho e muita força..

beijos
Sandra

Anónimo disse...

Muita força e coragem, muita fé Ana.
É o que precisamos ter nesses momentos tristes, em que nada faz sentido e em que a dor da ausência é mais forte do que tudo.

A melhor forma de homenagear quem amamos é manter a chama acesa, é manter essa pessoa viva nos nossos pensamentos e no nosso coração.

Um beijo carinhoso
Flora

Anónimo disse...

:S Oh diabo isso é mau. Não acredito que as pessoas de quem mais gostamos partem acho que isso é sinonimo de alguma coisa se existir deus "eu acredito" esteja descansada ela n esta olha por si la de cima mas de certeza que esta penetrada no seu coraçao.

Bjs Do Telmo

Ana disse...

Ana,

Nestas alturas não há palavras para descrever sentimentos tão fortes e poderosos como esse... resta-nos a consolação de termos privado com pessoas tão boas que inundarão para sempre a nossa memória de momentos felizes.

Raquel disse...

Querida Ana,
deixo-te um abraço muito sincero de condolências, conheci e recordo a tua tia como uma senhora amorosa, carinhosa e de uma grande simpatia. Penso que será assim recordada em Marrancos. Triste é que à medida que os anos passam as casas vão se fechando.. e não voltam a abrir..
Beijinhos amigos
Raquel

Anónimo disse...

Olá.
Gosto imenso do seu blog. Passe pelo meu.
Beijinho
Pedro

Anónimo disse...

ola meu nome e cecilia vim cair aqui no teu diario nao sei como,mas estou a gostar doque li o que mais me chamou atençao foi quando foste a FIGO MADURO esperar o Pedro eu sei o que isso e pois ja la fui duas vezes esperar o meu filho que e dos comandos regressava de Timor e tambem do Afgnistan e hoje mesmo me despedi dele porque parte hoje outra vez para o AFGNISTAN A NOITE NAO SEI SE PODERAS COMPREENDER A MINHA DOR neste momento ,mas se Deus quiser daqui por 6 meses ja ca esta e vou outra vez busca-lo a Figo Maduro passar outra vez por essa emoçao tao grande que e a chegada do meu filho,desculpa se me estou a estender demasiado no teu diario, e essa noticia que tiveste da morte da tua tia infelismente a vida e assim tambem sei o que e isso pois tambem perdi a minha mae vai fazer 2 anos em maio sei a dor porque passaste força beijinho e principalmente muita fe. beijos

Anónimo disse...

ha os que partem... os que chegam... os que chegam e depois partem... os que ficam... e ha sempre aqueles que chegam, ficam e nunca deixamos partir!
O coração tem lugar para todos os que nele entraram ...

:.Nês.: disse...

Sinto um certo significado nos textos escritos neste blog, nos desabafos.. tenho feito alguns comentários desde Janeiro mas anonimamente, pois gostaria e queria pedir que nao fosse identificada, logo que o meu blog nao fosse visitado pois eu puderei ser reconhecida.. e nestas coisas perfiro tudo anonimamente, partilhar opinioes nao identificadas. consigo-me fazer entender?

Este texto toca-me profundamente... Ao longo da minha vida perdi pessoas que me eram muiito importantes mesmo... e não é só a morte que nos pode tirar essas pessoas... Embora o papel delas nunca se altere e nunca saiam do nosso coraçao, a ausencia delas no nosso dia-a-dia provoca tristeza e saudade... Mas existem os que ficam, os amigos, os familiares, aqueles que estam destinados a apoiar-nos e a fazerem-nos sorrir sempre que é perciso secar uma lágrima, sempre que é perciso extinguir uma dor e abrir um sol no nosso coração... nunca devemos esquecer o quanto eles sao importantes e que podemos sempre contar com eles! Mas é talvez por estas razoes todas que nos custa imenso quando um deles tem de partir, ou simplesmente quase do nada sair das nossas vidas sem estarmos à espera. Mas como ja disse, é pra essas situações que existem Os amigos e que a vida vai sempre em frente seguindo o seu destino...

Eu nao acredito no destino... talvez porque ele está sempre sempre a mudar conosco, mas sei que temos sempre um para seguir em frente!

*****