terça-feira, 27 de maio de 2008

A excisão

No passado dia 20 de Maio, fiz a excisão do tumor que me havia sido diagnosticado. O médico mantém o prognóstico de malignidade mas garantiu-me, com a mesma assertividade com que afirmou que era uma carcinomatose, que havia removido todo o tumor. Este era profundo e de crescimento rápido. Na altura um peso saiu de cima de mim, fui invadida até por alguma euforia. Afinal não passava de um susto. Quando acalmei, as dúvidas voltaram a assolar-me, até porque até saber os resultados da histologia o processo ainda não terminou. A origem e a causa do tumor podem conduzir a outros caminhos igualmente obscuros. Agradeço o apoio que tenho recebido, pode parecer piegas e um lugar-comum, porém este apoio tem sido fundamental. É bom sentirmo-nos mimados e acarinhados quando a vida resolve pregar-nos uma rasteira. Hoje fui tirar os pontos da cirurgia, a cicatrização está a correr nos parâmetros ditos normais. Neste momento, aguardo...prefiro nem partilhar os cenários, os pesadelos e as imagens que me ocorrem frequentemente. Prefiro pensar positivo, esquecer estas imagens e sorrir em relação ao futuro.
Não deixei de ir trabalhar e como a excisão é visível, tem sido alvo de curiosidade por parte de colegas e alunos. Partilho a reacção curiosa da Daniela, aluna do 9º ano que me enfrenta sempre com um grande sorriso nos lábios. Quando os colegas questionaram se eu tinha tirado um sinal, eu expliquei que era algo diferente, mais grave mas que estava tudo bem comigo. Os colegas não ligaram mais, no final da ficha de avaliação sumativa, a Daniela veio ter comigo e perguntou se eu tinha sido sujeita à remoção de um tumor. Olhei para ela de forma incrédula e anui com a cabeça. A Daniela explicou-me que ficou a pensar no assunto e como vê o Dr House chegou a esta conclusão. Não pude deixar de sorrir e agradecer a sua preocupação.

10 comentários:

:.Nês.: disse...

Quando soube que tinha um temor maligno na face, fiquei pasmada e arrepiada, e mais a mais na situaçao em que tenho estado... Não posso mentir, estou muito contente por saber que nao passou de um susto e que o temor foi totalmente retirado. A vida é assim, sem darmos por isso, preganos algumas partidas. Mas temos de saber ir em frente, sempre com um sorriso nos lábios. E claro, os amigos, colegas etc estarão sempre aqui para nos apoiarem ou dizerem pieguices e acarinharem-nos quando mais precisamos ...

bjs

Anónimo disse...

VAI TUDO CONTINUAR NO BOM CAMINHO, SE DEUS QUISER.
JMoreira

Anónimo disse...

Bom dia Amiga,

Pensamento positivo :0)
Vai correr tudo bem. Vais ultrapassar esta situação. És uma mulher de fibra e de coragem.
Apesar de longe, podes sempre contar comigo !!!!
Vais vencer !!!!!
Beijos
Sandra

Anónimo disse...

Querida Ana,

Após umas semanas de ausência venho visitar-te e só agora fico ao corrente dos momentos de angústia que tens vivido.

Sustos e preocupações à parte, o importante é que estejas forte e firme a caminho de uma completa recuperação. O meu pensamento positivo acompanha-te, deixo-te um beijo carinhoso e a convicção de que és uma VENCEDORA.

Rumo em frente!!!
Flora

Anónimo disse...

oi stora e o carlos seu aluno do
8ºano no ano passado espero k esteja bm, so lhe kero deixar um grande beijo de amizade i dizer k vou estar aki para lhe dar todo o meu apoio
beijos

Anónimo disse...

Quando o Bruno me contou eu nem acreditei, fiquei muito preocupada mesmo, mas espero que já esteja tudo bem :)
Não iria aguentar de tristeza de algo de mal lhe acontecece...
Beijinhos gandes desta sua aluna que a adora muito
As melhoras ^^
Nádia Raquel

Anónimo disse...

Sabias que o teu Anjo da Guarda é Cahetel ?
Este Anjo dispõe das energias da Lua, é o Anjo das Águas e do Lar, por isso devem ser dois lugares onde te sentes bem, perto do mar e em casa. A energia protectora de Cahetel é tão poderosa que as coisas mais difíceis são sempre ultrapassadas. Que o teu Anjo da Guarda esteja bem perto de ti neste momento. Mas, quando te sentires fraquejar procura o mar e aí encontrarás as forças que te faltam.
Beijinhos
Raquel

Ana disse...

Olá Ana, apesar de poder parecer lugar comum em relação aos outros comentários, nunca pode ser vulgar dizer-te que irás vencer esta fase. Se Deus quiser, o tumor retirado não há-se trazer consequências futuras. Ainda havemos de suspirar todos de alívio. Quando assim for, marcamos um jantar para comemorar! Certo?
Beijo grande...
Ana Machado

Anónimo disse...

Espero e desejo que tenha tudo de bom na sua vida, nunca falei consigo directamente sobre isto pois tenho algum certo receio. Pois pode não querer falar ou sequer responder ha uma pessoa mais nova que você. Quando li o que escreveu antes deste pensei "não é possivel" e senti mesmo uma grande vontade de lhe poder dizer "não tem aqui só uma aluna como da minha parte uma amiga, e pode contar comigo para o que precisar"... Tenho um grande orgulho de a ter conheçido como de a ter tido como professora... tenho que admitir que tenho uma grande admiração pelo Stora e que gosto mesmo muito de si.
Desejo-lhe tudo de bom com muita saude.

Anónimo disse...

Stora pensamento pOsitivo...
E nao se eskeça sempre k precisar tem aki um aluno k nc a eskeceu... =D
Nao sou so um aluno mas tambem um amigo por isso smp k precisar eu estou aki... =D
Bjs e muita força do,
Diogo (8ºB- escola prof ruy luis gomes) ;)