quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Saudades do olhar maroto

Voltando a Marrancos...quando a chuva cai intensamente, a bela aldeia radiosa torna-se triste porque a natureza escurece, as árvores vergam como peso da água e do vento. Apenas o lume de uma lareira consegue iluminar ligeiramente os rostos. Durante funeral do meu pai, em pleno Verão de 2003, Marrancos esteve triste, a natureza demonstrou o seu pesar através de chuva intensa e solidarizou-se com as pessoas que choravam o desaparecimento de alguém tão querido. Naquele dia a linda aldeia minhota não poderia estar radiante e alegre mas sim triste e chorando a morte de alguém que amava muito a sua terra. A passada 2ª feira fez-me reviver estes momentos e recordar mais intensamente o meu pai. Tenho saudades do seu olhar maroto e do seu sorriso trocista. Das suas longas reflexões e das seus argumentos que invariavelmente eram rebatidos por mim, conduzindo a trocas de ideias acaloradas e intensas mas sem vencedores oficiais. Não herdei os olhos azuis brilhantes e divertidos do meu pai...herdei o gosto pelas reflexões, pela argumentação, pela leitura e pela escrita. Herdei algum sentido de humor mas também o seu comodismo. Tenho saudades das nossas conversas, dos filmes que víamos juntos e sobre os quais existiam sempre comentários a fazer, tenho saudades do seu riso e de quando me fazia rir, quando brincava com a minha mãe...

3 comentários:

:.Nês.: disse...

Faz parte da vida... sorrir... chorar... ter momentos bons e maus ... mudar.. conhecer e "perder" pessoas ... todos nós sabemos que elas nunca sairão do nosso coraçao mas é impossivel nao recordar e ter saudades de enquanto estavam vivas e ao nosso lado marcando os melhores momentos que agora trazem a mais triste saudade...

Ana disse...

Há pessoas que viverão para sempre em nós, embora nos custe tanto não as termos fisicamente connosco. A sua lembrança será mesmo o que nos alimenta e sustenta a alma e nos ajuda quando deles precisamos. A vida é este eterno mistério, um caminho, que nos dá e nos tira o que amamos...

Anónimo disse...

Faz parte da vida... sorrir... chorar... ter momentos bons e maus ... mudar.. conhecer e "perder" pessoas ... todos nós sabemos que elas nunca sairão do nosso coraçao mas é impossivel nao recordar e ter saudades de enquanto estavam vivas e ao nosso lado marcando os melhores momentos que agora trazem a mais triste saudade...