domingo, 22 de novembro de 2009

Os Fivestars

Este texto é dedicado aos Fivestars de Cabeceiras de Basto… Neste ano lectivo foram-me atribuídas 6 turmas, 3 do sétimo ano, 1 do oitavo, uma da noite à qual lecciono duas áreas diferentes e uma turma do 11º ano do ensino profissional. Estava ansiosa por voltar ao ensino regular, pois gosto de motivar os alunos para a história através da elaboração de recursos diferentes ou simplesmente através da palavra. Sobre a educação e a formação de adultos em regime nocturno continuo a não ter uma opinião muito favorável, os temas do referencial são áridos e desajustados à realidade do país, torna-se muito mais complicado motivar os alunos. Provavelmente, serei eu que não estou a desenvolver um bom trabalho ou então que não tenho o perfil e a motivação necessários para este ensino. Este ano lectivo marcou também o meu regresso ao ensino profissional, onde trabalhei numa escola dedicada a este tipo de ensino durante cinco anos. E desses cinco anos o que ficou retido na minha memória foram os alunos…tive turmas inesquecíveis na escola profissional com quem partilhei lágrimas e muitas alegrias. A turma deste ano parece confirmar a regra, são quinze jovens simpáticos que defendem a integração e inclusão social, inclusive dos professores. Recebem-me sempre com sorriso na face por muito aborrecidos se encontrem, não é possível passar uma aula sem soltar uma gargalhada e quando entro na sala 17, os meus problemas ficam definitivamente à porta. Os elementos do sexo feminino, apesar de estarem em minoria, transmitem sensibilidade e empenho, tornando a turma muito completa e atenta aos problemas dos outros. Uma conversa com os alunos desta turma revela que estes têm opiniões formadas, embora por vezes resvalarem para a parvoíce, demonstram reflexão, sentido crítico e principalmente, muito sentido humor. Foi neste âmbito que surgiu a formação da Fivestars, uma banda de música, constituida por cinco elementos da turma, que não sabe tocar, nem cantar, ainda nem decidiu que tipo de música irá representar mas que já tem fãs e admiradoras por toda a escola. Eu fui agraciada com uma fotografia autografada da banda que guardo com muita simpatia e carinho. Os elementos desta turma pela sua simpatia, pela sua idade (muito mais velhos em comparação com os restantes), pela sua beleza deslumbram os alunos da escola e fazem suspirar muitas meninas e meninos. Espero poder continuar a contar com eles para passar bons momentos de ensino e aprendizagem.

4 comentários:

Anónimo disse...

haha finalmente uma referência ao ensino profissional. Ja estava a pensar que da profissional a stora so tinha "registos" negativos devido à ausência dos mesmos mas afinal não ufa... fique bem e boa sorte para os Fivestars.

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

:.Nês.: disse...

fico feliz por saber que está tudo a correr bem novamente =) finalmente.
e que saudades tenho eu de estar no lugar desses seus meninos! voltar ao 7º ou 8º ano era tao bom :S e daqui a uns anos direi o mesmo do ano em que estou :) enfim...

Beijinhos e espero que tudo continue a correr bem (ao que parece).

mariana torres disse...

bem eu sou uma desas suas aluna do 11ano9 que voce lecsionou fico muito contente pelas suas palavras e por a conseguirmos alegrar em momentos menos bons seus, falo por mim e se4i que a turma toda acha o mesmo voce foi entre 3 a nossa melhor professora desse ano, nos tavamos sempre a espera das suas aulas.
eram praticamente so faladas era tudo dito no momento mas nos aprendiamos muito e bem. nunca aviam negas. eram otimas aulas bem debatidas pensadas. eram aulas que nunca criamos que acabasem, quando acabavam ficavamos tristes e ainda a pensar em tudo que t5inhamos dado.
eu adorava as suas aulas aprendia sempre mais sobre a vida noa so sobre um tema. eu gostava disso. tanho pena terem acabado para mim espero que os restantes alunos visto que tambem os tem este ano aproveitem bem esses momentos e creçao um pouco mais. um muityo obrigada por tudo que me ensinou e continue assim da forma que e. um beijo jamais a esqueserei e espero vela mais tarde