quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Futuro

A propósito de uma série norte-americana que eu sigo entusiasticamente tenho ponderado sobre as vantagens de conhecer o futuro.
Desde sempre que o Homem procura conhecer o que o futuro lhe reserva, videntes, cartomantes, bruxos ou bruxas, oráculos, profetisas ou profetas foram recursos utilizados. A curiosidade de saber mais…de estar preparado para aquilo que nos espera leva a esta busca incessante. Na série Flashforward, um fenómeno inexplicável permite que todo o mundo tenha acesso ao futuro. A visão do futuro transforma completamente as pessoas. A maioria das personagens ao saber o seu destino fica angustiada e atormentada, esquecendo-se de viver o presente. A tentativa desesperada de modificar o que foi visto torna-se uma forma torturante de viver a vida. Consigo imaginar que seria isso mesmo que me iria acontecer, sou especialista em sofrer por antecipação…nunca seria feliz ao saber o que me espera nos próximos tempos.
Sinto-me bem melhor a viver cada dia da forma como mais desejo sem saber o que me reserva o dia de amanhã. Sabendo o futuro a vida também perde todo o interesse, perde o seu lado de surpresa e expectativa que nos traz tantas emoções. Boas ou más, as emoções constituem as nossas vivências.
Pela monotonia que tem sido a minha vida…se houvesse um fenómeno misterioso que me permitisse ver o futuro, de certeza que este seria muito semelhante ao meu presente! E por mais estranho que pareça, eu ficaria feliz.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá =)
Concordo consigo no que diz sobre "sabermos o que nos reserva o futuro". Uma das coisas que aprendi naquelas semanas em que me despedi da minha avó é que há que se viver um dia de cada vez... hoje é hoje, amanha será outro dia... e viver como se hoje fosse o ultimo dia da nossa vida... tirar o maximo proveito dele... e o futuro só nós o determinaremos, dia após dia... por isso quando diz "este seria muito semelhante ao meu presente" isso... pode ser uma redonda inverdade... de um momento para o outro tudo pode mudar e quem sabe se nao somos nós a causa dessa mudança =)

Beijinhos * :)
Da Ines L. =)

Flora disse...

Querida Ana,
Obrigada por mais este momento de reflexão...Também gosto muito desta série e já questionei se gostaria ou não de saber o que o futuro me reserva...chego á conclusão que não.

Sabes porque é que o hoje se chama "presente"? Porque é uma dádiva! Viver intensamente e apaixonadamente o presente é certamente a melhor forma de construir um futuro melhor e mais belo!

Um beijo,
Flora

Anónimo disse...

Olá

Como é que conseguiu descobrir o meu sentimento de revolta e de "escuridão"?
Obrigado pelo apoio... Obrigado pelo que a Professora foi para mim no meu 7º ano... Obrigado por tudo... O tudo rever-se a eu ter aprendido a gostar muito de História... Obrigado por estar atenta as minhas palavras...

Beijinhos

Bruno Silva

Anónimo disse...

Atão.... PARABENS Storinha anime-se sorria. O futuro.. pois eu até dizia kalker coisa assim filosofal pa dar uma de entendida mas... não tenho jeito; mas basicamente se vive o presente a pensar no futuro; o futuro não será muito diferente!!!????? Beijinhos Ass:. Paula Peixoto e Claro viva o glorioso