domingo, 2 de setembro de 2007

A derrota

Uma grande amiga disse-me que se sentia derrotada...como definiu correctamente o que eu sinto. Depois de tanta luta, tantos sacrifícios, de tanto empenho...o caminho chegou ao fim. Está na hora de traçar um novo rumo para a sua vida, é esta a mensagem do Ministério da Educação...Será possível que quem abandonou casa, família, amigos, a sua vida, apenas para poder exercer a profissão que gostava e sonhava para si, é apenas uma candidata a professora?Durante dez anos a precariedade da minha profissão foi aceite ao verificar que gostava de leccionar, que sentia alegria ao exercer as minhas tarefas, portanto os horários e respectivos salários reduzidos tornavam-se insignificantes quando terminava o dia e os "meus meninos" tinham adquirido conhecimentos históricos suficientes para poderem pensar por si, sobre o passado, o presente e o futuro. Desde que no final do período, ou do ano, tivesse conseguido sensibilizar e motivar alguns alunos para o ensino, permitindo o seu crescimento enquanto seres humanos, eu sentia-me afortunada.
Houve momentos de desânimo, em que pensava que a insegurança e as parcas condições não mereceriam o meu esforço...porém o meu pai, permanentemente secundado pela minha mãe, olhando sempre nos meus olhos dizia-me: "ficarás contente se exerceres outra profissão?"A curta experiência noutras áreas levava-me a abanar lentamente a cabeça, ao que ele replicava: "Então luta pela tua felicidade!". E foi sempre com um sorriso nos lábios que prossegui na tentativa de construir a minha carreira docente e tracei o meu rumo profissional.
Hoje, a luta pela felicidade terminou. Aparentemente, as condições foram alteradas e eu e os outros 45000 professores já não somos necessários para o sistema de ensino em Portugal.
Hoje, Pai, precisava que estivesses ao meu lado para me auxiliares a traçar um novo rumo ou a providenciar-me novas armas para continuar a lutar.

6 comentários:

Ana disse...

Olá Ana!

Soube desde sexta-feira o que o destino havia preparado... quando a minha irmã viu que também não tinha ficado colocada, quis ver por curiosidade o teu nome e percebi que não tinhas também ficado. Tem calma, às vezes as portas fecham-se, mas abrem-se janelas... pensa positivo, por mais que te custe, alguma coisa boa há-de acontecer.A reflexão poderá dar bons frutos.
Bjs,

Ana

Anónimo disse...

Olá amiga,
Não sei o que dizer :( :-(...agora é levantar os braços e seguir em frente com a cabeça erguida. Tu tens muito valor e tenho a certeza que irás ultrapassar mais esta situação dificil. Tu és uma lutadora. Força, Coragem e Pensamento Positivo. Podes contar sempre comigo.
beijos
Sandra

Raquel disse...

Olá Ana,
sei que não há palavras para te animar porque, ano após ano, esta luta desgasta e apetece mudar o rumo da nossa vida... Como te compreendo Amiga ! Um país que se dá ao luxo de descartar tantos professores deve ser um país onde a qualidade do ensino é irrepreensível e o "sistema" é justo. Não me parece que seja o país onde eu vivo! Estou rodeada de pessoas na tua situação, sei que não é nenhum consolo, mas baixar os braços é que nunca Ana. Tenho uma amiga que me diz sempre: "melhores tempos virão Raquel" e eu finjo que acredito, enquanto finjo tenho esperança.
Um beijinho muito grande e força para olhar em frente.
Raquel

Anónimo disse...

MORTE AO MINISTERIO DA EDUCAÇAO....
DEIXAM OS BONS PROFS NA RUA ADORO-A STORA
E TENHA CALMA
MTOS BJOS DE UM DOS ALUNOS REVOLTADOS
diogo

Flora disse...

Cara Ana,
Os meus pensamentos mais positivos estão contigo neste momento de cansaço e de desilusão.
Imagino que o golpe doa demais, mas minha querida não é o primeiro obstáculo e não será, certamente, o último. Porém, sei que nada te poderá demover da tua paixão pelo ensino.

Muita força cara Ana, e luz no teu caminho.

Beijo, Flora

Anónimo disse...

Ola stora...
Quando me contaram nem queria acreditar, mas agora depois do que li aprecebi-me de que era realmente verdade, que a stora não tinha sido colocada...
Fiquei muito mesmo muito triste ao saber que já não vou ter você como professora isso partiu-me o coração :'(
Era a stora que eu mais gostava desde o 1º dia de aulas em que conheci a stora, ensina ás mil maravilhas, divertida, amiga... nem sei que mais dizer porque so encontro qualidades defeitos não consigo encontrar nenhuns só posso dizer uma coisa que a ADORO MESMO MUITO MUITO E QUE NUNCA ME VOU ESQUECER DE SI VAI ESTAR SEMPRE PRESENTE NO CORAÇÃO E NA MENTE ='(
UM BEIJO MUITO MUITO MUITO GRANDE DESTA SUA ALUNA QUE ACIMA DE TUDO A ADORA IMENSO ='(

p.s:concordo com o diogo morte ao ministerio da educação deixam os melhores professores na rua ='( porque uma stora como você não merecia isto...

ass:Nádia