quinta-feira, 25 de setembro de 2008

De Marrancos...

Encontro-me novamente a viver na freguesia de Marrancos que pertence ao concelho de Vila Verde. Situa-se na estrada que liga a cidade dos arcebispos à bonita vila de Ponte de Lima. Aconselho a um passeio por esta típica vila minhota, é extremamente interessante do ponto de vista paisagistico e do património. Voltando a Marrancos, comecei a instalar-me e já sinto o aconchego de estar em casa. Acordar com o canto dos pássaros, poder ir correr e respirar ar puro, beber água fresca que brota directamente da fonte.
A escola onde fiquei colocada localiza-se numa freguesia da cidade de Braga onde as pessoas são trabalhadoras e simpáticas, sinto-me bem enquadrada e segura. Este ano vou leccionar os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) e no RVC (Reconhecimento e Validação de Competências). Significa que durante este ano lectivo não darei aulas a jovens mas facilitarei a aprendizagem de adultos. É um novo desafio. Mas na minha vida tenho aceite diversos desafios e neste momento estou suficiente aliciada para começar com este novo projecto.
Durante o ano lectivo transacto tive uma curta experiência de ensino a adultos que, segundo a minha perspectiva, decorreu com normalidade, apesar de não ter sido nestes moldes ou padrões. Esperemos para ver como decorre este ano lectivo.

sábado, 13 de setembro de 2008

Colocada

O meu coração divide-se entre a alegria de ter sido colocada com um horário completo (viva) e a tristeza de deixar Almada neste fim-de-semana. O horário é em Braga. Irei viver para Marrancos, onde houveram pessoas que já demonstraram a sua alegria pelo meu regresso, interrogo-me se os foguetes já foram lançados (estou a brincar). Mas neste momento, partir sem a minha mãe, deixar os familiares, amigos...os novos amigos da pós-graduação, e abandonar a cidade, as minhas origens, a minha vida, está abalar-me mais do que devia. Sei que os primeiros dias serão complicados, mas também sei que vou ultrapassar e que vai correr tudo bem. E para o ano quem sabe?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Angústia...

Dia após dia, aguardo os resultados da próxima colocação. Os meus olhos estão cansados de tanto olhar para o ecrã na busca da resposta...e que grande será o choque e a dor se as palavras "não colocada" surgirem associadas ao meu nome, novamente.
Confesso que não consigo controlar a minha angústia e o meu desespero...não devia ser assim eu sei...porém não consigo estar mais de 15 minutos longe do site do Ministério da Educação onde serão publicadas as novas listas. O problema agravou-se com o facto de não ter sido estipulada uma data para essa publicação e quem espera e só pensa no assunto, constrói suposições, possibilidades, ouve opiniões, enfim fica ainda com mais dúvidas. A minha aposta era entre o dia 9 e o dia 10 deste mês. O que não veio acontecer e continuo à espera... e por falar nisso vou dar mais uma vista de olhos ao bendito site acima citado... Não há novidades!
Hoje, pelas 21 horas, alegadamente, foram publicadas umas listas que foram retiradas rapidamente. Eu não tive acesso a elas mas a confusão aumentou...pois já havia algum sinal...Estaria para breve a colocação das listas correctas? Parece que não.
A minha cabeça pesa...o meu coração bate aceleradamente e nem sei como vou dormir....

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

"Não colocada"

Mais uma vez recebi a terrível mensagem...a candidata não foi colocada. O choque inicial foi superado pelas lágrimas e as pernas perderam a força natural e ruíram, assim como toda a minha esperança. Apenas questões me assolam nestes momentos, quando é que eu deixo de viver estes momentos? Para quando a minha estabilidade profissional? Os dias que antecederam a data da publicação das listas de colocações foram difíceis de ultrapassar, as insónias tomaram conta das minhas noites, as dores de cabeça e a perda de apetite acompanharam-me diariamente...o relógio foi lento a dar as horas, os dias tornaram-se num tormento e as noites assustadoras.
O dia chegou e a mensagem que ninguém quer ler chegou ao meu ecrã do meu computador. O argumento é o mesmo do ano passado, o Ministério da Educação procura uma melhor gestão dos recursos humanos, mas para tal coloca 40000 docentes no desemprego. A mim, o Ministério da Educação oferece-me uma enorme angústia seguida de dúvidas quanto ao investimento profissional que tenho feito nos últimos 11 anos. Será que compensa todo este sofrimento?
Aguardo as novas colocações envolta em ansiedade e já em algum desespero.