quinta-feira, 26 de julho de 2007

1º dia em Londres

British Museum
Cheguei a Londres logo de manhã o que me permitiu instalar rapidamente e partir em passo de corrida para o British Museum que dista do local onde pernoitei apenas algumas centenas de metros. No primeiro dia a energia era muita e a ansiedade para conhecer este grande museu era ainda maior. O British não defraudou as minhas expectativas, com uma colecção riquíssima e muito bem organizado. Tal como aconteceu no Prado e no Louvre, é impossível conhecer todas as potencialidades do museu, com quatro quilómetros de extensão, numa curta visita como a minha. Fiz, por essa razão, a opção de visitar as colecções egípcia, grega e romana antigas. A selecção foi feita por razões puramente afectivas. Tirei algumas fotografias que poderei utilizar como recursos materiais em futuras aulas sobre estas temáticas. Vi a Pedra da Roseta (que permitiu a descodificação dos hieróglifos), algumas múmias e sarcófagos. No que diz respeito à civilização da Grécia, destaco a reconstituição de parte do Parténon de Atenas. E no que se refere aos romanos a estatuária e os baixos-relevo e altos-relevo são relevantes.
Saí do British e decidi ir às compras, passei pelos ENORMES armazéns Harrod's onde comprei biscoitos para a família toda. Avancei para o Covent Garden (na fotografia) e o seu mercado peculiar e característico. É um espaço muito interessante pela diversidade mas também pela sua beleza.
Decidi após as compras, voltar a pé, afinal só assim é que se conhece a verdadeira cidade. Segui até Leicester Square, passei por Trafalgar Square onde tive oportunidade de visitar o National Portrait Gallery que expõe uma colecção de retratos das personalidades mais populares e ilustres da Grã-Bretanha desde o século XVI, penso eu. Para mim, com pouco significado.
Continuei o meu percurso londrino pela Tottenham Court Road até Goodge Street onde fui jantar num restaurante português com grande sucesso em Londres (já tem pelo menos, que eu visse, duas lojas), o Nando's, cuja especialidade é Frango no Churrasco. Após o jantar foi possível aperceber-me do início da noite londrina, com os famosos pubs repletos de pessoas, principalmente ingleses, a beber cerveja.

2 comentários:

Ana disse...

Fantástico o teu primeiro dia! É sempre tão bom viajar, enriquece-nos tanto... trazemos tanto na bagagem quando regressamos. E o British Museum é sempre uma importante referência! Boa!

Bjs
Ana

Anónimo disse...

necessario verificar:)