quinta-feira, 12 de julho de 2007

O 8ºB

Dia 12 de Julho de 2007
Hoje tenho de escrever sobre o 8ºB, não só por ser uma turma muito especial para mim, mas também porque prometi ao Diogo que o faria. Por casualidade do concurso, leccionei a disciplina de História quando os alunos ainda se encontravam no sétimo ano de escolaridade, tendo esse ano decorrido com normalidade. Em Setembro reencontrei-me com a turma mais uma vez para leccionar a mesma disciplina. O que permitiu a minha realização enquanto profissional do ensino. Foi fantástico para mim. E porquê? Porque as aulas decorreram de forma agradável, leccionei a matéria, os alunos revelaram atenção, interesse, empenho, participavam nas aulas e obtiveram resultados positivos. Durante o ano lectivo, houve tempo para os alunos aprenderem, eu aprender com eles, conversarmos sobre temas da actualidade (o "Príncipe Carlos" como eu o intitulava, o Kali para os colegas destacava-se pela sua inteligência e cultura invulgares num aluno de 13 ou 14 anos, era sempre uma mais valia conversar com ele). Ainda sobrou tempo para algumas gargalhadas ou conversas banais. Considero que todos os meninos amadureceram e evoluíram, não só como alunos, mas também como pessoas. Sabem ouvir, procuram compreender os outros e tem um sentido de solidariedade único. São pessoas simples e humildes mas sempre dispostas ajudar seja quem for. A sensibilidade é genuína e brota dos seus gestos e olhos com toda a naturalidade. Comoveram-me por diversas vezes. Pelo seu trabalho, pelo seu comportamento, por serem quem são, resolvi retribuir todos os bons momentos que me proporcionaram como professora e como pessoa, oferecendo-lhes um lanche no final do ano lectivo. Foi pouco tendo em conta tudo o que o 8ºB me ofereceu ao longo do ano lectivo.
PS- Diogo: publicarei outra mensagem só com os "3 inseparáveis"!

3 comentários:

Flora disse...

Stôra......
Não resisti em deixar uma mensagem de Parabens por um belo blog ainda muito recente mas já cheio de emoções! Adorei Ana, voltarei na certa...
Saudades também, um aperto até no coração quando li por aqui sobre as "férias grandes" numa pequena freguesia do concelho de Vila Verde...

Ai se as paredes falassem!!!
Melhor não querida...vai escrevendo muito que eu gosto!
Abraço terno,
Flora

carlos disse...

oi stora
passei no seu blog e nao resisti em comentar uma vez k fala na minha turmaa stora tem razao quando diz que nos aprendemos muito consigo e voce connosco. adorei te-la como minha professora porque esplica bem e acima de tudo e amiga dos seus alunos tanto sempre que eles tenham interesse, boas notas, ect.
um beijo do seu aluno querido carlos. ah e obrigado por me ter feito ver que historia nao e assim tao chato e claro obrigado pelo 5.
espero que fique na nossa escola e que volte a ser nossa professora

Anónimo disse...

Sobre Marrancos gostaria muito de falar...
J Moreira